Nos dias de hoje a arte marcial é vista como meio de qualidade de vida, evolução e educação para os praticantes. O Zanshin – 残心 – é um importante conceito dentro do Karate. O primeiro kanji – 残 – significa permanecer ou anexar, enquanto o segundo – 心 – significa coração ou mente. Logo, os dois caracteres combinados, geralmente traduzidos como “mente persistente” ou “espírito remanescente”. Em suma, Zanshin refere-se a um estado mental e físico de atenção, consciência e preparação, mesmo após a execução de uma técnica ou ação.

Zanshin no karate:

No contexto do Karate, e das artes marciais, o zanshin envolve manter um nível elevado de foco, atenção plena e prontidão após completar um movimento ou encontrar um oponente. Não se trata apenas do ato em si, se estendendo até os momentos seguintes. Desta forma, enfatizando um estado contínuo de vigilância. Essa mentalidade permite que o artista marcial esteja totalmente presente e pronto para responder a qualquer estímulo ofensivo, ou não. Pensando assim, Zanshin lhe dá o poder de estar sempre preparado para o que pode surgir em seu caminho.

Aplicação no dia a dia:

Apesar de ser ensinado e praticado nas aulas de karate, o zanshin pode ser aplicado a vários aspectos da vida. O fato de trabalhar a atenção, encoraja os indivíduos a permanecerem totalmente envolvidos no momento presente, conscientes do que os rodeia bem como, a estarem preparados para o que vier a seguir. Dessa forma, promovendo um senso de atenção plena, ajudando os indivíduos a cultivar o hábito de permanecerem presentes, atentos e resilientes diante dos desafios contínuos.

Em essência, por fim, a mentalidade zanshin promove uma consciência holística que se estende além da tarefa ou situação imediata, promovendo um estado de prontidão contínua e atenção plena tanto nas artes marciais como na vida diária.

Referências:
http://tanzadeh.com/zanshin-%e6%ae%8b%e5%bf%83/