É comum ouvir pessoas se referirem ao uniforme das artes marciais como Kimono. Porém A verdade sobre Kimono é que esta palavra significa literalmente “coisa de vestir”, uma termo genérico para roupa. Fora do Japão essa expressão designa genericamente uma variada gama de peças e que no conjunto formam um visual considerado típico ou tradicional japonês.
Pensando nisso vou propor aqui um exercício imaginativo. Quando vamos nos vestir no dia a dia, pensamos nas roupas de acordo com o que vamos fazer certo? Se vamos dormir, colocamos pijama, vamos a escola, uniforme, casamento vestimos um belo terno ou vestido apropriado. Dificilmente nos referimos as nossas roupas simplesmente por roupas, ou “coisas para vestir”. Então porque as pessoas, que sabem, insistem em usar o termo kimono de forma errada?
O nome correto da vestimenta do karate-do é Karategi (uniforme de Karate) ou Dogi (uniforme do Caminho). Este se divide em 4 peças:
上衣 UWAGI – Jaqueta, a parte de cima, o casaco,
帯 OBI – A faixa, o cinto,
下履 SHITABAKI – A parte de baixo, a calça,
草履 ZŌRI – Chinelos, sandálias.
Maior parte dos meus alunos tem de 7 a 9 anos de idade, logo nas primeiras aulas dou essa explicação pare eles e passo este exercício para eles fazerem e casa. Eles aprendem de forma rápida, divertida e de quebra ainda estimulo a criatividade deles.
É compreensível que pessoas não praticantes de arte marcial usem o termo que se popularizou. No entanto, no momento que estamos inseridos no meio é nosso dever passar a informação correta. Ainda mais no mundo de hoje, aonde o acesso ao conteúdo esta cada vez mais fácil.
Quer sabem mais e treinar na prática, vem fazer parte da nossa turma!
Referências:
SATO. Cristiane, Kimono. Disponível em http://www.culturajaponesa.com.br/index.php/diversos/kimono/ acessado em 28 de agosto de 2023
Adorei o conteúdo! A turma de adultos também ganha o bonequinho? Seria legal, hehehe.
Ganha sim, afinal, tem direito de se divertir também 🙂