Já é de conhecimento que a evolução no Karate envolve dedicação e comprometimento. Porém, não se trata apenas de se esforçar no treinamento; e sim o comprometimento em melhorar a si mesmo, tanto física quanto mentalmente. Quando um carateca abraça essa ideia, ele é motivado a superar desafios, aprender com os erros e crescer a cada prática. Dessa forma, Essa dedicação ajuda a construir resiliência e uma atitude positiva, transformando obstáculos em oportunidades de aprendizado. Esse conceito se chama shojin 精進 (Dedicação, Devoção).

Treinamento com Hanshi Shoko Sato ao ar livre em Monte Video

Comprometimento e dedicação fora do Tatame:

Pensando nisso, o shojin promove também um senso de respeito e humildade, nos lembrando de que fazemos parte de uma comunidade maior de artistas marciais. Ao nos dedicarmos a esse caminho, não apenas refinamos nossas técnicas, mas também cultivamos um caráter forte. Dessa forma, tornando o Karate não apenas um esporte, mas um modo de vida que enriquece nosso crescimento pessoal e relacionamentos com os outros.

No karate, shojin (Dedicação, Devoção) se alinha intimamente com o Do (道, “o caminho”) — vendo o karate não apenas como um conjunto de técnicas, mas como um modo de vida que molda o caráter e enriquece o espírito por meio de dedicação contínua e proposital. Este princípio inspira os praticantes a buscar o karate com um coração sincero, focado e implacável.

Referência:
TANZADEH, Allen, Dedication, Devotion (shōjin 精進) http://tanzadeh.com/dedication-devotion-shojin-%e7%b2%be%e9%80%b2/ Acessado em 27/11/2024