Primeiramente, em maio de 1952 – O fundador do estilo, Kenwa Mabuni morre aos 63 anos, dessa forma Ken’ei Mabuni herda o título de 2º Sōke para dar continuidade ao estilo de seu pai. Logo, no ano de 1960 Manzō Iwata, principal aluno de Mabuni o Honbu Dōjō da “Nippon Karatedō Kai” no leste do Japão. Igualmente, Ken’ei Mabuni inaugura o Honbu Dōjō do oeste do Japão”, começando trabalhos de expansão juntos.
Em seguida, quatro anos depois, em 1964 as instituições do leste e do oeste levam a efeito o “Campeonato Japonês de Karatedo Shitoryu”. Desta forma, no mesmo ano, a Federação Japonesa de Karatedo é inaugurada com a participação do Shitoryu. Por fim, é criada a “Zen Nippon Karatedō Renmei Shitokai”.
Para difundir a Shitoryu pelo mundo a Shitokai enviou representantes oficiais que são responsáveis pela formação e avaliação nos diferentes locais do mundo.
Shitoryu Brasil:
Sendo assim, a SKB está vinculada à associação Pan americana [PSKF] e a World Shitoryu Karate-do Federation [WSKF]. Atual presidente nacional é JOKYO IVONEI DAMBROS.
Nossas referencias técnicas são: Hanshi Shoko Sato – 8º Dan – Vice-Presidente WSKF e Presidente da Federação Pan-americana [PSKF] e Kyoshi Allen Tanzadeh – 8º Dan – Membro do Conselho Permanente de Diretores da WSKF e Secretário Geral da PSKF.
Associação Gaúcha:
AGKS faz parte da SKB e tem como responsável técnico no estado o sensei Denis Andretta. Atualmente contamos com dois professores em atividade, sensei Rafael Ilhescas e Denis Andretta.