A princípio, a História do Karate Shitoryu começa na cidade de Shuri (Okinawa), lar do fundador da escola, Kenwa Mabuni. Então, aos 13 anos de idade Mabuni começa seus treinamentos com o Mestre Anko Itosu. Posteriormente, Chojun Miyagi, que morava na cidade de Naha, o apresentou ao mestre Kanryu Higaoona. Dessa forma, Mabuni aprende com os dois mestres, até a morte deles em 1915.
Posteriormente ao falecimento dos mestres, Mabuni treinou com Seisho Aragaki, também até sua morte em 1918. Foi então que fundou um clube de estudo junto com outros artistas marcias. Estavam nesse clube Chojun Myiagi, Funakoshi. Choshin Chibana entre outros.
Quando o Karate entrou nas ilhas principais do Japão os mestres tiveram que dar nomes aos seus estilos. Como resultado, Kenwa Mabuni fundou o Shitoryu, que significa Estilo de Itosu e Higaonna, em homenagem a seus dois principais mestres.
O ideograma que representa a sílaba ITO do nome de ITOSU pode ser lido como SHI. O mesmo vale para o Kanji HIGA(SHI) do nome de HIGAONNA, que também lê-se como TO. Sendo assim, ITO + HIGA(SHI) é SHITO em conjunto. Em síntese, a palavra Ryu significa corrente, fluxo, estilo. Embora não exista um sentido literal para a tradução da palavra Shito-ryu é possível afirmar que possui o sentido de “Corrente (estilo) de Itosu e Higaonna”.
O Shitoryu é, basicamente, o resultado da compilação das características do estilo “duro-linear” do Karate de Itosu com o sistema mais “suave-circular” do Karate ensinado por Higaonna. Contudo, Mabuni não se contentou simplesmente em mesclar as correntes, também sistematizou o treinamento de maneira racional e científica.
Embora esteja fundamento pelos ensinamentos de Itosu e Higaonna, o estilo criado por Mabuni é uma verdadeira síntese dos ensinamentos de diversos mestres. Diz-se que a ideia de Mabuni era reunir toda informação disponível sobre o Karate praticado em sua época em busca de uma utópica unificação.
Ao explicar aos seus discípulos as diferenças básicas entre as escolas de Itosu e Higaonna, Mabuni deu especial atenção aos Kata. Acreditava que eles são a parte mais importante do Karate, e que para executá-los corretamente é necessário compreender o significado de cada um dos movimentos neles codificados (Bunkai). Mabuni foi o introdutor do conceito Bunkai-kumite, que demonstra a finalidade e o uso correto de cada Kata. De acordo com Mabuni, o praticante que ignora o Kata e pratica somente o Kumite, nunca progredirá dentro do Karate e jamais compreenderá seu verdadeiro significado.
Mabuni Faleceu em 23 de maio de 1952. Após sua morte, seu primogênito, Ken’ei Mabuni tornou-se o segundo Sōke (líder) do estilo Shito-ryu.
Venha praticar o Verdadeiro Shitoryu em Porto Alegre!