Entre muitas potencialidades o karate primordialmente aumenta a concentração. Apesar das práticas da arte marcial serem em grupo, é necessário a concentração em si mesmo para melhorara a execução dos movimentos. Dessa forma, existe um conceito japonês que exemplifica essa prática.

Damatte Keiko

Damatte Keiko é uma frase japonesa que significa “Prática Silenciosa” ou “Treinamento Silencioso”. Portanto, esse conceito enfatiza a importância de se concentrar na tarefa e evitar distrações ou conversas desnecessárias.

Principalmente nas artes marciais tradicionais japonesas, como Karate ou Kendo, esta ideia é usado para descrever um treinamento onde se espera que os alunos fiquem em silêncio, concentrando-se em sua técnica e forma sem qualquer comunicação verbal. O objetivo por trás desta prática é desenvolver disciplina, concentração e atenção plena, bem como cultivar uma compreensão mais profunda da arte. Desta forma é que a pratica do karate aumenta a concentração de um modo geral.

Sensei Rafael Ilhescas durante exame de dan em Videira
Momento de concentração – Exame de Dan 2019 – Videira SC

Cocentração fora do tatame

Além das artes marciais, o conceito de “Damatte Keiko” pode ser aplicado a outras áreas da vida, como trabalho ou desenvolvimento pessoal. Ele incentiva as pessoas a se concentrarem em seus objetivos quietos e atentos ao ambiente, o que pode ajudar a minimizar as distrações e melhorar a produtividade.

Em minhas aulas eu costumo dizer que o único segredo do karate é o treino, dedicação. Nesta ideia esta contida o conceito de concentração e olhar para sua evolução. O silêncio e atenção são ingredientes essenciais para a evolução e compreensão, trazendo benefícios inclusive para as relações e objetivos de vida fora do dojo.

Para saber mais e colher os benefícios da prática do karate clique aqui e venha praticar com a gente.

Referência:
TANZADEH, Allen. Damatte Keiko 黙って稽古, Disponível em: <http://tanzadeh.com/go-do-shin/ >