Poucos dias atrás a Netflix anunciou a retomada de produção da Sexta e última Temporada de Cobra Kai (Aew! Finalmente). Ainda sem data de estreia, a séria é uma continuação dos clássicos filmes “Karate Kid”, lançados na década de 1980. Todavia não vou me ater aqui na história e sim se os estilos qua aparecem em Cobra Kai são mesmo karate.

Antes de tudo tenho que fazer uma ressalva: os protagonistas da série não são realmente sensei, logo, há muita coisa de cinema e ficção na produção. Da mesma forma, dominar uma arte marcial não é algo que se faz em poucos meses. Então, se você pretende começar no karate e sair lutando como aparece na série, não se iluda, apesar de divertido e trazer muitos benefícios para a saúde física e mental, arte marcial é um trabalho de muita dedicação, treino e disciplina.

Mestres do Miyagi-do e Cobra Kai

A série se baseia em dois estilos, o estilo ensinado pelo Mestre Miyagi (Miyagi-do) a Daniel Larusso e o ensinado por John Kreese (Cobra Kai) a johnny lawrence. Na trilogia de Karate Kid o personagem de Pat Morita, Sr. Miyagi foi inspirado pelo nome do fundador do estilo goju-ryu: Chojun Miyagi. No entanto, o ator Pat Morita não praticava nenhuma arte marcial e, para fazer as cenas de luta, um dublê foi contratado. Esse dublê era o japonês Fumio Demura, mestre de karate shito-ryu e kobudo que vivia nos EUA. Demura não só fez as cenas de luta dat Morita, como contribuiu com as coreografias e Formas (Kata) usados, tanto na série quanto nos filmes.

Pat Morita e Fumio Demura

Já pelo lado do estilo Cobra Kai, na terceira temporada de Cobra Kai e no terceiro Karate Kid, é citado um nome coreani, Mestre Kim Su Yang de Tang Soo do. No entanto, não existe um registro relevante sobre esse nome relacionado a arte marcial, pelo jeito foi um nome fictício criado para ilustrar o personagem. Ainda em Karate Kid 3, no dojo dos Cobras, aparecem fotos do Mestre coreano Jun Chong. Também são escutadas em Cobra Kai, palavras em coreano, que, obviamente, não são usadas nos treinamentos de karate.

Na parede foto do mestre Coreano Jun Chong

Kata – Forma:

Uma das principais diferenças que aparecem entre os treinamentos, tanto na série quanto nos filmes, é a presença de Formas (kata). O Kata é um das características principais do ensino do karate tradicional, junto de “Kihon e Kumite”. Explicando melhor, se tratam de coreografias pré determinadas aonde cada movimento tem uma aplicação prática. Lembrando, os produtores tiveram “licença poética” e modificaram as formas para aparecerem melhor nas telas.

Antes de seguirmos, caso queira saber mais sobre a estrutura de treino do karate moderno, clica aqui que tem uma matéria bem explicadinha.

Daniel e Miyagi executando Kata Seienchin em karate kid

No filme Karate Kid, o treinamento de Daniel San baseia-se nos kata Tensho (‘pinta a certa Daniel San’) e Seienchin, ambos presentes nos estilos Shito-ryu e Goju-ryu.-ryu e Goju-ryu. Na série Cobra kai aparece um outro kata conhecido como Kushanku. Existem varias versões deste kata em diferentes estilos de karate. Os movimentos que aparecem na série são do kata “Chatan Yara no Kushanku” presente no estilo que ensino, Shitoryu. Fica aqui um vídeo que explica melhor essa confusão toda.

As regras do campeonato e coreografias de luta:

Finalmente vamos falar das lutas! Definitivamente as lutas que aparecem nos campeonatos, tanto do Karate Kid quanto de Cobra Kai, são bem distantes das regras do karate competitivo atual. A regra é baseada nos antigos campeonatos americanos abertos de “Karate”. Na década de 60 o karate era proeminente nos USA. Sendo assim, toda competição aberta de arte marcial levava “Karate” em seu nome. Porém, não eram necessariamente realizados nas regras da modalidade. Assim as competições acabavam sendo porta de entrada de artistas marciais de diferentes lugares no mundo. Assim, eram proeminentes nestas competições praticantes de Tang Soo do, conhecido como “Karate Coreano”.

Sobre as coreografias das lutas, em Karate Kid foram feitas por Pat Johnson, mestre de Tang Soo do e em Cobra kai por Simon Rhee, mestre de Taekwondo e Hapkido. Lembrando também do já citado, Fumio Demura, mestre em karate Shitoryu, que ajudou nas formas. Uma curiosidade, o coreografo Pat Johnson foi aluno de Chuck Norris e também atua como arbitro em karate kid.

Então…Cobra Kai é mesmo karate?

Apesar de ser possível rastrear as inspirações e ter bastante referências ao karate (e outras artes marciais), a série não se preocupa em direcionar um caminho histórico real e nem em passar como de fato é o karate. Issso não tira em nada o mérito da produção, na verdade é compreensível, afinal o principal intuito é entregar o puro suco do entretenimento e porradaria infanto-juvenil. Então, depois de muitas informações, referências, chutes, socos e risadas, podemos concluir que a série usa as diferentes fontes de arte marcial e cultura para construir uma visão própria de karate.

Minha opinião:

Como já disse a cima, é compreensível o intuito de entreter da série porém eu gostaria que os produtores tivessem tido um pouco mais de cuidado com as referências históricas. Eu tenho a impressão que elas aparecem jogadas de forma aleatória apenas para preencher lacunas do roteiro e pescar o público da arte marcial que, assim como eu, fica procurando referências. Em outras palavras, se isso acontece com as referências tortas que aparecem, imagina só o furor que seria se elas remetessem a real história do karate.

Enfim, ainda assim, considerando o mundo digital que estamos imersos, acredito que a série tem o potencial de incentivar os jovens a procurar arte marcial ou outras atividades longe de suas telas…obviamente… depois de verem todas as temporadas e filmes de Cobra Kai e Karate Kid!

Se chegou até aqui é por que já viu e entendeu todas as referências. Então já aproveita, sai da tela e vem treinar Karate na vida real com a gente!

Referências:

Os kata do Miyagi-Do na série Cobra Kai. Disponível em: https://karateportoalegre.com.br/blog/cobra-kai-a-ligacao-da-serie-com-o-karate-goju-ryu/
– FUMIO DEMURA, ou simplesmente Demura Sensei. Disponpivel em: https://alanuemurablog.wordpress.com/2016/06/23/
www.itosu-ryu.net
– The real Miyagi, Kayvon Derak Shanian, Oscar alvarez, Estados Unidos, 2015
AGUIAR, José. Karate Shitoryu: os grandes Mestres, kata, entrevistas. São Paulo, Edição do Autor
– Cobra Kai: A ligação da série com Goju-ryu. Disponível em: https://karateportoalegre.com.br/blog/cobra-kai-a-ligacao-da-serie-com-o-karate-goju-ryu/