Primordialmente, o karate não tinha um sistema formal de graduação, os praticantes eram reconhecidos por seu nível de habilidade por meio de observação e experiência prática. No entanto, à medida que o karate se tornou mais popular, tornou-se importante ter um sistema padronizado de avaliação e reconhecimento de habilidade. Contudo, aqui vamos entender um pouco como surgiram as faixas no Karate.

Devemos lembrar que o karate se originou em Okinawa (Ryūkyū) e, apesar de atualmente a ilha fazer parte do Japão, a origem da arte é anterior a anexação. Ou seja, por ser uma arte marcial vista como estrangeira pelo povo Japonês, para ser aceito o karate teve que se adaptar ao sistema de vida e cultura Japonesa. Para isso foram seguidas algumas regras que na época eram impostas por uma instituição que controlava as artes marciais japonesas, a Dai Nippon Butoku Kai.

Sendo assim, as exigências foram: Usar o sufixo “DO ()” como parte do nome; adaptar-se a metodologia de ensino das artes marciais japonesas; usar o Dogi (uniforme) e adotar o sistema de graduação Kyu/Dan existente na época, que era composto da faixa branca para iniciantes, marrom para intermediários, preta para os avançados.

Origem das faixas no karate
Simbolo da Dai Nippon e Jigoro Kano, Fundador do Judo

Criação do sistema de faixas e suas cores:

Antes de mais nada, Jigoro Kano, o fundador do judô, foi o criador do sistema de faixa. Ou seja, No início do século XX, Kano introduziu o sistema de graduação por faixas coloridas no judô para diferenciar os níveis de habilidade e conhecimento dos praticantes. No entanto, foi em 1926, o mestre de judo Gunji Koizumi, fundador da Associação Britânica de Judô instituiu faixas de diferentes cores para os graus, instituindo definitivamente a forma como usamos as faixas no karate hoje.

Desta forma cada estilo e escola trabalha com diferente cores das faixas. Assim, a cor de faixa simboliza um estágio de aprendizado e comprometimento com a arte marcial, e os praticantes avançam de faixa ao demonstrar proficiência técnica e conhecimento teórico.

Cores da faixas no Karate Shitoryu:

Origem das faixas no karate

Inicialmente devo lembrar que cada escola tem o seu padrão de cor e forma de avaliação. Este é o padrão que usamos aqui na escola.

Como dito anteriormente, parte da graduação é motivar o praticante. Logo, as crianças tem mais graduação. A ideia, além de motivar com mmais faixas, é pulverizar o conteúdo em mais faixas, priorizando a qualidade em menos conteúdo.

Fotos do último exame de Faixa realizado em 2023. Vem fazer parte dessa família e treinar com a gente!

Referências:

Como surgiram as faixas no Karate-do. Disponível em: https://akirs.com.br/como-surgiram-as-faixas-no-karate-do/. Acesso em: 13 de dezembro de 2023.
As Graduações no Karate Shotokan. Disponível em: https://shinjigenkan.com.br/as-graduacoes-no-karate-shotokan/. Acesso em: 13 de dezembro de 2023.